Viscossuplementação na Artrose de Joelho
- contatoportaljt
- 9 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Dr. Vitor Genaro Nunes de Souza esclarece alguns aspectos da Viscossuplementação na Artrose de Joelho (Gonartrose)

Não é incomum ter dores nos joelhos ou encontrar pessoas que se queixam de desconforto nas juntas. Quando isso acontece, os incômodos geralmente são associados à terceira idade, mas nem sempre é assim. Ficar muito tempo em pé, dirigir, jogar futebol ou realizar atividades que exigem muito das articulações pode causar dores em qualquer idade. Porém, a maior prevalência das queixas relacionadas às dores articulares ainda estão relacionadas a osteoartrite, conhecida também como artrose.
Dentre as grandes articulações, a do joelho é a mais afetada, resultando em déficit funcional em 10% dos indivíduos acima de 55 anos e em 25% em casos de doença avançada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 15 a 20% da população mundial sofre com a artrose e cerca de 80% da população com mais de 65 anos tem a doença.
Mas como conviver melhor com a doença sem sentir dores diariamente e sem precisar recorrer à cirurgia? Uma das alternativas é a viscossuplementação.
O que é Viscossuplementação
Trata-se da infiltração intra-articular do acido hialuronico, um dos componente do liquido sinovial e que naturalmente possuímos em nossas articulações responsável por revestir as nossas articulações e é também componente das cartilagens.
Benefícios da Viscossuplementação
A viscossuplementação possui alguns benefícios na artrose, pois melhora a lubrificação da articulação, diminui a inflamação da região, nutre a cartilagem, diminui a dor, auxilia na prevenção da piora da artrose e controla o estado de desgaste atual.
Quais pacientes podem fazer esse tratamento
Paciente portadores de artrose ou com lesões que podem predispor o desenvolvimento da mesma, tais como lesões meniscais, lesões ligamentares, artrite reumatoide, entre outras. Paci-ente com artrose avançada com indicação de tratamento cirúrgico mas que não podem ser submetidos a cirurgia ou que não querem operar também podem se beneficiar do tratamento.
Periodicidade das aplicações e resultados esperados
Uma duvida frequente em consultório é quanto ao tempo de recuperação após o procedimento e periodicidade das aplicações.
O tratamento será sempre individualizado levando-se em conta o estagio da doença e quadro clínico do paciente podendo variar desde uma aplicação única a ate cinco aplicações com intervalos de uma semana entre elas. As aplicações são realizadas em consultório e o paciente pode seguir com a sua rotina normalmente, devendo-se apenas evitar esforço físico acentuado nas primeiras 24 horas. Os resultados podem variar entre os paciente, porém espera-se em média uma ação satisfatória do medicamento pelo período mínimo de 6 meses com alivio significativo da dor.
Não coloque a sua saúde em risco. Ao início de qualquer sintoma procure um especialista de sua confiança.
Dr. Vitor Genaro Nunes de Souza
Ortopedia e Traumatologia - Cirurgia do Joelho
CRM 145.763 - TEOT 14.954
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Atendimento: Clínica Santa Maria
Rua Guilherme Primo 294 - Boituva - SP
Telefones: (15) 3363.1544 - 9 9742.3665
Yorumlar