top of page

Sorocaba recebeu visita da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha

A cidade de Sorocaba recebeu, na manhã desta terça-feira (29), a visita de integrantes da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), que vieram conhecer, entre outras agendas no município, a estrutura e os principais projetos do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A comitiva foi recebida, na ocasião, pelo prefeito Rodrigo Manga e também pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara, contando, ainda, com a participação do diretor-geral da Athon, Sandro Vidotto, e do coordenador da Athon Soluções, Angelo Pêpe Agulha.


Clique na Imagem para ver a galeria de fotos

A DGDNTM, que recentemente, no dia 18 de julho, transferiu sua sede do Rio de Janeiro para a cidade de São Paulo, vive uma nova e importante fase. Entre os fatores que balizaram essa transferência, salienta-se a existência de importantes centros de produção de alta tecnologia; de parcela significativa da Base Industrial de Defesa Nacional; de relevante parque acadêmico, com seus núcleos de pesquisa e laboratórios de reconhecimento internacional, mas, sobretudo, devido à importância política e institucional do Estado de São Paulo para o País, razões pelas quais a Alta Administração Naval decidiu manter, permanentemente, um representante do Almirantado na maior cidade do Brasil.


“Para nós, é uma grande alegria poder receber os ilustres representantes da Marinha brasileira aqui, em nossa cidade e temos a certeza de que muitos bons projetos e parcerias poderão ser desenvolvidos conjuntamente, trazendo cada vez mais desenvolvimento e inovação tecnológica para toda a Região Metropolitana de Sorocaba”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.


Durante o encontro, todos receberam informações sobre como está estruturado o Parque Tecnológico de Sorocaba e também de alguns importantes projetos em andamento. Sobre os APLs (Arranjos Produtos Locais) instalados no PTS, por exemplo, compreendem atualmente 12 municípios envolvidos: Araçoiaba da Serra, Ibiuna, Itapetininga, Itu, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba e Tapiraí. Os APLs são dos setores Aeronáutico, Metalmecânico e de Energias Renováveis (já reconhecidos), Agrotech (em reconhecimento) e Cervejeiro (apoiado). Com isso, há um total de 901 empresas apoiadas, que geram um total estimado de 21.371 empregos diretos, atuando em 17 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. Do Agrotech, fazem parte 815 produtores, além de três associações e seis cooperativas. No setor Metalmecânico, são 25 empresas; na área de Energias Renováveis, outras 24 empresas; o setor Aeronáutico reúne 22 empresas e o setor Cervejeiro, 15 organizações.




fonte: Prefeitura de Sorocaba

Fotos: Ricardo Campolim/Secom e PTS/Divulgação



Comments


bottom of page