Constantes quedas de energia; água para dezenas de bairros e transporte público encabeçam as reclamações
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O fornecimento de energia elétrica, água e transporte público são serviços públicos essenciais para a população. O atendimento é disponibilizado geralmente através de concessões/permissões. No caso da energia elétrica a fiscalização é feita pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A fiscalização dos serviços prestados pela Sabesp é feita pela Arsesp (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do estado de São Paulo), já a fiscalização dos serviços de transporte público é atribuição da prefeitura.
Energia Elétrica
A falta de energia elétrica, constantes quedas e oscilações no fornecimento têm incomodado os consumidores de Boituva. A lista de reclamações é puxada ainda pela falta de soluções para os prejuízos causados com a queima de equipamentos.
- Queima de Aparelhos
Pelas regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o consumidor tem o direito à indenização quando for comprovada que uma falha na rede de distribuição realmente foi a responsável pelos prejuízos.
As indenizações são feitas aos consumidores que tiverem os equipamentos elétricos danificados em situações que fique comprovada a responsabilidade da concessionária, seguindo todas as exigências dos órgãos reguladores. De acordo com as regras, o cliente deverá contatar a CPFL através dos canais de relacionamento em até 90 dias após a ocorrência, e passar informações sobre data e horário do ocorrido, unidade consumidora, os problemas apresentados e marca e modelo do aparelho.
Água
As maiores reclamações sobre o fornecimento de água veem de moradores que não tem o serviço disponível; em Boituva, muito comum em parcelamentos de solo não regularizados que surgiram utilizando brechas na lei. Promessas de regularização dos parcelamentos de solo onde o serviço de fornecimento de água não foi implantado continuam apenas no papel e milhares de pessoas vão se virando como podem.
Transporte Público
A qualidade do transporte público do Município é questionada há anos, a indecisão da municipalidade é um dos fatores que tem prejudicado as soluções. Em entrevista ao Jornal Cidade de Boituva, em 10 de março, o Prefeito Edson Marcusso confirmou que a Prefeitura deve romper o contrato com a Sanitur de forma unilateral. Após a medida, outra empresa deve ser contratada em caráter de emergência. Já no dia 15 de março, visando o bem-estar da população, a continuidade serviços e a manutenção dos empregos dos funcionários da Sanitur, a prefeitura voltou atrás e decidiu propor uma forma mais amigável para esta rescisão.
Na nova proposta, a Sanitur continuará prestando os serviços para a Prefeitura até a conclusão de um novo processo licitatório com outra empresa, desde que o pagamento dos funcionários seja honrado.
Até quando a população vai pagar pelas indecisões do poder público não se sabe.
Da Redação
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