top of page

Meio Ambiente de Cerquilho faz alerta sobre retirada de animais silvestres da natureza

A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, alerta sobre o alto número de casos de munícipes que retiram animais silvestres SEM AUTORIZAÇÃO da natureza e levam para a sede da Secretaria, como por exemplo, maritacas e bem-te-vi.



Quando se tira o filhote do local ele perde todo o convívio com os pais e o aprendizado que é ensinado, não tem uma alimentação adequada, não aprende a sobreviver aos predadores, não está preparado para encontrar um par e se reproduzir, dentre outros comportamentos da determinada espécie.


Algumas pessoas não percebem o mal que estão causando a esses animais fazendo esse resgate sem a devida necessidade, muitos desses animais terão que viver em cativeiro pelo resto da vida, já que não conseguem ser inseridos na natureza novamente.


Dessa forma é importante estabelecer quando a situação se configura de fato um “resgate” e deve ocorrer:

1) Animal machucado ou debilitado, demonstrando incapacidade de sobrevivência;

2) Animal no mesmo ambiente que cães e gatos e sem possibilidade de fuga;

3) Animal sob maus-tratos;

4) Filhotes REALMENTE órfãos;

5) Animal em local impróprio, onde sua integridade está em risco;


Se a situação não está enquadrada nos itens acima, o “resgate” é considerado CRIME.


A equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente está à disposição para sanar dúvidas e realizar orientações, entre em contato pelo telefone (15) 3384-3470, e-mail: bemestaranimal@cerquilho.sp.gov.br ou pessoal na Rua da Fazendinha, 219 – Centro.



fonte: Prefeitura de Cerquilho

Comments


bottom of page