Terras de São Francisco e “Cachoeirinha” estão alagados, Campos de Boituva está sendo acompanhado pela Defesa Civil.
![](https://static.wixstatic.com/media/9778c6_88129a78d6324f3ea2cdfef5c59894de~mv2.png/v1/fill/w_980,h_760,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/9778c6_88129a78d6324f3ea2cdfef5c59894de~mv2.png)
A Prefeitura de Boituva realizou uma força tarefa nos dias 16 e 17 para atender, orientar e monitorar as famílias residentes em três bairros do município por onde passa o Rio Sorocaba: Terras de São Francisco, Cachoeirinha e Campos de Boituva.
Em decorrência das fortes chuvas que vem deixando todo Estado de São Paulo em alerta, principalmente nos últimos 4 dias, o nível do Rio Sorocaba vem subindo rapidamente e atingiu esta semana as casas, principalmente do bairro “Cachoeirinha”, que fica próximo a Usina de Barragem Santa Adélia, que já está operando com sua capacidade total. No local foi constatado que aproximadamente 60 chácaras já estão alagadas e mais de 20 famílias já deixaram suas casas e estão abrigadas em casa de amigos e parentes.
Segundo a Defesa Civil do município, o que preocupa no momento é este rápido aumento no fluxo de água do rio. A Defesa Civil também pontua que a situação nestes locais se agrava a medida que as chuvas se intensificam principalmente em Sorocaba e Votorantim, onde se encontra a Represa de Itupararanga, que controla toda a vazão de água do Rio Sorocaba. As autoridades locais tem monitorado constantemente a situação.
Diante da situação do município, o Prefeito Edson Marcusso já nomeou uma Comissão de Gerenciamento de Crise para acompanhar os incidentes causados pelas chuvas.
A elaboração de um Decreto de Situação de Emergência também é estudada caso haja agravamento. O objetivo é, eventualmente, propiciar mais celeridade nas ações de apoio as famílias atingidas e solucionar problemas de acesso nas estradas rurais, pavimentação, casas com risco de desabamentos, entre outros trabalhos pertinentes a esta situação emergência, como por exemplo um possível local para abrigar quem necessita.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, inclusão e cidadania enviou aos 3 bairros uma equipe para cadastrar as famílias e fazer o acompanhamento das necessidades.
A Defesa Civil acompanha ainda a situação do Bairro Campos de Boituva e já alertou as famílias das residências próximas ao rio e vem fazendo o monitoramento constante da área.
ESTRADAS E PONTES
Situação preocupante e que necessita de ações imediatas são as estradas rurais e pontes. Com este alto volume de chuvas, com fluxo constante e o solo encharcado, há também a impossibilidade na manutenção imediata, o que leva muitos munícipes a terem dificuldade de locomoção, pincipalmente, nos Bairro do Quilombo, Jerivá e Água Branca.
DÚVIDAS E EMERGÊNCIAS
O telefone da Defesa Civil para esclarecimento de dúvidas é o número de whatsapp 1599683-1250, emergências 199 e também o Corpo de Bombeiros 193.
fonte: Prefeitura de Boituva
Comments