A Prefeitura de Boituva, em parceria com Organizações da Sociedade Civil, tem realizado diversas abordagens sociais, focadas em pessoas em situação de rua.

O trabalho técnico exercido pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança em parceria com o Serviço de Obras Sociais (SOS) e Casa de Apoio Peniel, proporcionou nos últimos meses, quase 500 abordagens, em uma ação de escuta ativa, triagem e direcionamento dessas pessoas, visando o reestabelecimento de vínculo para a saída das ruas.
Após a abordagem realizada pela equipe técnica, essas pessoas são direcionadas para os serviços especializados de acordo com cada demanda, como:
- Repatriação (transporte para a cidade de origem);
- Acolhimento Institucional (Casa de Apoio Peniel);
- Acompanhamento pela Saúde (CAPS II e CAPS AD);
- Acolhimento familiar.
Vale ressaltar, que segundo a previsão constitucional, os encaminhamentos só podem ser feitos com a anuência da própria pessoa.
É importante que toda a sociedade também seja participante dessas ações junto com o Poder Público, seja conscientizando e informando sobre os serviços disponíveis ou acionando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) pelo número: 3263-5647 ou pessoalmente na Avenida Pereira Inácio, 599 (antiga sede da OAB).
fonte: Prefeitura de Boituva
Comments