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MEC Explora Uso de Inteligência Artificial nas Políticas Públicas de Educação

Seminário discute governança de dados e soluções tecnológicas para potencializar a gestão educacional 



Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) promoveu o seminário "Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial", em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

 

Uma das propostas discutidas foi o uso de dados em tempo real, como a frequência escolar, para identificar necessidades de apoio e aumentar a permanência dos alunos nas instituições; e ainda a dificuldade em acessar históricos escolares de alunos que mudam de escola, evidenciando a necessidade de reformular o tratamento de dados na educação.

 

Para enfrentar esses desafios, foi lançado o "Gestão Presente", um hub educacional que visa organizar e armazenar dados de estudantes, facilitando processos administrativos. Vilmar Klemann, da Undime, destacou ainda a preocupação com dados imprecisos e a falta de profissionais capacitados, apontando a alta rotatividade nas redes municipais como um entrave à efetividade das políticas.

 

 

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Fonte: EBC


 


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