top of page

Iperó: Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Prefeitura Municipal de Iperó iniciou a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, definida pela Lei nº 13.798/2.019. Um momento dedicado à disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva as complicações para as gestantes.


“A gravidez na adolescência é um grande risco à saúde da mãe e do bebê, portanto devemos tratar de forma preventiva, proporcionando aos adolescentes autonomia e responsabilidade no exercício da sua vida sexual, com decisões mais responsáveis", complementa a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (C.M.D.M), Thais Gutierres.


Os três fatores que colaboram para gestação na adolescência são:

- A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos;

- Questões emocionais e psicossociais;

- A falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde que engloba o uso inadequado de contraceptivos.


Para a prevenção é necessário de educação sexual integrada e compreensiva, que promove o bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos.


Garantir o desenvolvimento integral na adolescência e juventude é uma responsabilidade coletiva que precisa unir família, escola e sociedade para articular-se com demais órgãos públicos e privados respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).



fonte: Prefeitura de Iperó

Comments


bottom of page