top of page

Governo se manifesta contra proposta de privatização de áreas de acesso às praias brasileiras

Ministro das Relações Institucionais afirma que governo vai trabalhar para suprimir trecho no projeto em tramitação no Senado

 


O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo é contra a proposta que permite a privatização de áreas de acesso às praias brasileiras e vai lutar para modificar o projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Padilha destacou a importância de garantir o acesso da população às praias e reforçou a posição contrária do governo à PEC.

 

A proposta, que tramita no Senado desde agosto de 2023, gerou diversas discussões, inclusive nas redes sociais, com posicionamentos contrários da atriz Luana Piovani e favoráveis do jogador Neymar Júnior. Com relatoria do senador Flávio Bolsonaro, a PEC gera divergências, com organizações ambientalistas alertando para possíveis impactos na biodiversidade do litoral brasileiro.

 

A proposta prevê a transferência de propriedade dos terrenos do litoral brasileiro do domínio da Marinha para estados, municípios e proprietários privados, com critérios específicos para regularização e inclusão de ocupantes não inscritos. O governo alega que a medida pode cercear o acesso da população e criar espaços privados, enquanto o relator defende a regularização das propriedades localizadas nos terrenos da Marinha.

 

 

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Fonte: EBC

 


 

Komentarze


bottom of page