Projeto Orion, financiado com R$ 1 bilhão, será referência internacional em pesquisas científicas
Nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do lançamento da pedra fundamental do complexo laboratorial Projeto Orion, em Campinas, interior de São Paulo. O projeto, que será o mais avançado da América Latina, terá como foco pesquisas em patógenos, como vírus, bactérias e parasitas que causam doenças.
Com investimentos de mais de R$ 1 bilhão, o Orion integrará o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contará com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). As instalações de alta tecnologia e biossegurança máxima permitirão experimentos inéditos em áreas como vigilância sanitária, desenvolvimento de vacinas, métodos de diagnóstico e tratamento de doenças.
O complexo laboratorial ficará atrelado ao Projeto Sirius, um acelerador de partículas considerado a maior infraestrutura de pesquisa já construída no Brasil. O Orion é parte dos esforços do governo brasileiro para se preparar para futuras emergências em saúde, conforme destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Fonte: EBC
Comments