top of page

Cinco atitudes para blindar a imunidade das crianças


Amamentar

A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno como fonte de alimentação exclusiva a bebês até seis meses de vida. Isso porque o leite materno possui os nutrientes essenciais que são a matéria-prima para a construção da imunidade dos bebês. Após esse período, o leite materno deve ser alternado com alimentos in natura como frutas, além dos legumes, verduras e carnes cozidos.


Vacinas

Elas são fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico dos bebês e das crianças, principalmente no primeiro ano de vida. Porém, os reforços das primeiras vacinas não podem ser deixados de lado, pois as doses extras são as responsáveis por deixar as crianças imunes a doenças como sarampo, poliomielite, coqueluche, gripe e febre amarela, entre outras.


Alimentação

Os nutrientes presentes nos alimentos vão ajudar a fortalecer o sistema imune. Frutas, verduras, legumes, além de carne, frango, leite e ovos contêm vitaminas e minerais que ajudam a blindar o funcionamento das células de defesa do organismo das crianças. O preparo desses alimentos também deve ser observado. Dê preferência a verduras e legumes crus a cozidos, lavando-os muito bem, e quando precisar cozinhá-los, procure optar pelo vapor, e também evite que cozinhe demais e perca seus nutrientes. Prefira frutas e verduras não muito maduras, pois, com o amadurecimento, os nutrientes vão se perdendo. O ideal é que esses alimentos sejam consumidos inteiros ou em pedaços. Quando batidos, algumas vitaminas são eliminadas.


Mãos sempre limpas

Manter a higienização das mãos é fundamental para as crianças, afinal, elas sempre levam as mãos para a boca, olhos e nariz, e dali as bactérias e vírus se proliferam para dentro do organismo. As mãos podem ficar contaminadas sempre que o pequeno brincar no chão, trocar brinquedos, ir ao banheiro... Por isso, depois dessas atividades e antes das refeições, é importante sempre lavar as mãos.


Sono tranquilo

Uma boa noite de sono ajuda a criança a descansar, e revigora e também auxilia a fortalecer a imunidade. A privação do sono libera cortisol (hormônio do estresse) que diminui a imunidade.



 

Dra Mariele M. Pires

Médica Pediatra


CRM 143.638

Pós Graduada em Alergia e Imunologia


Atendimento: Clínica Nove de Julho

Rua nove de julho, 414 - Boituva/SP

Telefone ( 15 ) 3263-3087

WhatsApp ( 15 ) 99871-1256

Comments


bottom of page