top of page

Brasil recupera desempenho de alfabetização pré-pandemia e atinge meta do Ministério da Educação

Ministro Camilo Santana destaca avanços no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e propõe pacto com estados e municípios para premiação de boas práticas educacionais.

 


O Brasil conseguiu recuperar o desempenho de alfabetização infantil que era observado antes da pandemia de Covid-19 e atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o ano passado, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.

 

O ministro destacou o avanço do país no sentido de amenizar os impactos negativos da pandemia na alfabetização dos estudantes e favorecer a recomposição de aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas nos anos afetados. O compromisso lançado no início do ano passado já conta com a adesão de 100% dos estados e 99,8% dos municípios, com apenas alguns poucos ainda sem aderir completamente.

 

Santana propôs um pacto com os administradores locais para a criação de uma premiação nacional que reconheça as iniciativas que apresentaram avanços e boas práticas educacionais. Ele ressaltou a importância do programa Pé de Meia, criado para recompensar financeiramente os estudantes que não abandonam a escola, como forma de combater a evasão escolar e a distorção idade-série.

 

O novo Indicador Criança Alfabetizada, calculado com base nos dados apurados pelas avaliações estaduais de 2023, mostra um desempenho 20 pontos percentuais acima do Saeb 2021 e 1 ponto percentual acima da avaliação de 2019. Para os próximos anos, as metas de alfabetização ambicionadas pelo governo são de 60% em 2024, 64% em 2025 e 67% em 2026, com projeções de superar os 80% a partir de 2030.

 

 

Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

Fonte: EBC



Comments


bottom of page