top of page

Boituva: o que fazer na cidade?

A cidade conhecida como a Capital Nacional do Paraquedismo e do Balonismo Turístico tem muitos atrativos, sejam eles de aventuras nos ares ou não tão radicais assim. Você está visitando a cidade? Bora conhecer um pouco melhor sobre o que fazer em Boituva? Parques, rotas de bike e muito mais estão no roteiro do boituvense e do turista.



PARQUE ECOLÓGICO "EUGÊNIO WALTER"

Com aproximadamente 136 mil metros quadrados e cerca de 25 espécies de animais, o Parque Ecológico atrai toda a família. O zoo funciona como um centro natural de reprodução de aves, já que são as aves migram ao local para se reproduzirem. Mais de 100 espécies já estão catalogadas. Aos finais de semana o parque conta com atividade de arvorismo.


O Parque Ecológico fica Av. Vereador Pedro Eid, s/n. Outras informações podem ser obtidas no fone: 3263. 5302.


PARQUE DA CIDADE "EGÍDIO LABRONICI"

O Parque da Cidade "Egídio Labronici" é um outro local para quem busca tranquilidade e sossego, com espaços ideais para um bom piquenique com os amigos ou familiares, pista de caminhada de aproximadamente um quilômetro e meio, nascente, ponte de madeira, pontos para fotos, descanso, lazer ou ainda brincadeiras com a criançada.


O Parque da Cidade fica na Rua José Amadio, 110, no Jardim Oreana. A entrada é gratuita.


ROTAS DE CICLOTURISMO

Bora pedalar? Com o objetivo de valorizar os pontos turísticos e proporcionar a boituvenses, turistas e equipes de bikes, passeios a lugares que fazem parte da história da cidade, a Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Eventos, Juventude e Turismo lançou no último dia 28 de agosto, as Rotas de Cicloturismo. O projeto conta com quatro rotas (das Artes, da Cidade, Gamero e da Cachaça), que totalizam 72 quilômetros. Todas as quatro rotas partem da Praça da Matriz. A prefeitura instalou ainda, placas de sinalização com QR Code, onde o ciclista pode abrir por meio do aplicativo "Strava". Nas placas também constam informações como nível, tempo estimado, quilometragem e elevação. As rotas também estão disponíveis no Portal de Turismo "Visite Boituva".


CENTRO NACIONAL DE PARAQUEDISMO (CNP)

Gosta de aventuras e muita adrenalina? Já pensou em saltar de paraquedas numa altura de 3.658 metros (12.000 pés). São quase 50 segundos em queda livre. O Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) - maior centro de paraquedismo da América Latina fica em Boituva (Condomínio Reserva Campos de Boituva - Avenida Industrial, 1215) - Km 116 da Rodovia Castello Branco.


O Centro conta com mais de 12 clubes e mais de 8 aeronaves Turbo Helices (Kodiak e Caravan) para a pratica do esporte, além de atividades de voo de balão, cujas decolagens são programadas no mesmo local, ao amanhecer.


ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Hoje, o histórico prédio da Estação Ferroviária (de 1883) - ao lado do Terminal Rodoviário abriga a Secretaria de Cultura da cidade. O local é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O prédio passou por revitalização recentemente e recebe exposições de artistas locais. Até o dia 2 de setembro, os visitantes podem apreciar a exposição "Por Ele mesmo", do artista plástico boituvense Toninho Camargo.


PRAÇA DA MATRIZ

No interior, a velha e boa conversa acontece ao redor da praça. A Praça "Cel. Antônio Franco" - popularmente conhecida como "Praça da Matriz", abriga a tradicional Paróquia São Roque (padroeiro da cidade comemorado no dia 16 de agosto) e também uma fonte. A igreja é uma importante obra da arquitetura do século XX. Tem em suas paredes interiores obras de arte e uma torre do relógio.


Sua história começa em 1900, após uma promessa do comerciante Antônio Pereira Ignácio, ele ergueu uma pequena capela em devoção a São Roque. Naquela época, o Brasil enfrentava um surto de Febre Amarela e o comerciante fez uma promessa para São Roque, conhecido como o santo protetor das pestes e doenças malignas, que se o mal fosse vencido, ele ergueria uma igreja em sua homenagem. Os casos diminuíram e como prometido a capela foi construída no ano de 1901.


MUSEU DO TROPEIRO

O Museu do Tropeiro de Boituva foi fundado em 2007 pelo Sr. Isael Pereira da Cruz (filho e neto de tropeiro) com o objetivo de salvaguardar a cultura e história tropeira através da conservação de objetos relacionados ao tropeirismo, além da promoção de eventos relacionados e a integração ao turismo local e regional.


Os tropeiros foram responsáveis por levar mercadorias de uma região à outra usando mulas e cavalos como meio de transporte. Além de vender alimentos e tralhas, os tropeiros também vendiam os animais. Assim como Boituva, quase todas as cidades da nossa região têm a origem tropeira.


Agende sua visita

Telefone: (15) 3263-3887

Endereço: Alameda dos Jerivás, 140.


TEM MAIS: Boituva conta com lindas chácaras para quem deseja passar um fim de semana curtindo o ar puro do interior; conta com pesqueiros, propriedades com café da manhã no campo, produtos direto do fazenda e alambiques.



fonte: Prefeitura de Boituva



תגובות


bottom of page