top of page

Boituva na luta pelo fim da violência contra a mulher

Um dos compromissos firmados no plano de governo do Prefeito Edson Marcusso, foi o investimento em ações para combater a violência contra a mulher, inclusive, a sugestão deste dispositivo foi indicação do presidente da Câmara, @vereadoruca



No último mês foi implantado em Boituva o “Botão do Pânico”, um dispositivo de monitoramento disponibilizado às vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas expedidas pela justiça. A ação fez parte de uma parceria entre as Secretarias de Segurança Pública e Trânsito e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Inclusão com o suporte de programas sociais já existentes no município como o CREAS e o CRAS.


O botão é uma ferramenta da "Patrulha Maria da Penha" e tem como objetivo fiscalizar as medidas protetivas, inibindo as ações do agressor e possibilitando às vítimas o retorno as atividades de rotina, como trabalhar, passear, ir ao mercado, com mais segurança.


O processo é simples! A mulher interessada e com medida protetiva pode comparecer na sede da Guarda Civil Municipal (rua Acácia, nº 40, Jd Flamboyan III) para solicitar o cadastro do "Botão do Pânico". Após o cadastro, a própria GCM instala o dispositivo no aparelho celular da vítima, por meio de aplicativo, e fornece as orientações de uso. De acordo com uma das responsáveis pela patrulha, a GCM Classe Distinta Silvana Guerra, o "Botão do Pânico" não oferece nenhum tipo de risco à mulher quando acionado, pois não emite nenhum sinal sonoro.


ENTENDA O BOTÃO DE PÂNICO


O Botão do Pânico é um dispositivo que, ao ser acionado, envia uma mensagem ou sinal para a central de monitoramento de segurança avisando que algo perigoso está acontecendo. Ao pressioná-lo, o botão não emite nenhum tipo de som, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que o acionou.


Após o sinal, a GCM localiza a pessoa sob medida protetiva por meio de GPS em tempo e real e aciona a prestação imediata do socorro.




Comments


bottom of page