A prefeitura de Boituva ampliou e intensificou a assistência às pessoas em situação de rua, criando o "Protocolo Intersetorial de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua", por meio de Decreto.
COMO FUNCIONA O PROTOCOLO DE ATENDIMENTO?
Na primeira etapa é feita a abordagem social, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Inclusão, com técnicos do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) ou pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Além disto o Protocolo delimita as atribuições de cada uma das Secretarias.
Identificada a situação, a pessoa é encaminhada para o atendimento respectivo, que foi dividido em 3 eixos:
SAÚDE
Como casos de pessoas com Transtorno por Uso de Substância, entre outros, que são direcionadas ao Hospital, às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e ao Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).
AÇÕES BÁSICAS
Já nos casos que necessitam de ações básicas o direcionamento é feito para o Serviço de Obras Social (SOS), que dá assistência na alimentação, higiene e passagem.
ACOLHIMENTO
Agora, o acolhimento acontece por parte da Casa de Apoio Peniel ou a Casa Temporária de Inverno.
COMO ACIONAR O PROTOCOLO?
Quando identificar áreas com pessoas em situação de rua, entre em contato nos seguintes telefones para que o Protocolo seja iniciado. Para obter mais informações:
- CREAS: (15) 3263-6647
- GCM: 153
- SOS: 3363.2190
SECRETARIAS INTEGRADAS
Secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Inclusão; Saúde; Educação; Meio Ambiente; Segurança Pública; Desenvolvimento Econômico e Fundo Social de Solidariedade; com participação do Serviço de Obras Sociais; Casa de Apoio Peniel e Hospital São Luiz.
Comments