top of page

Boituva: Implantação do Governo Digital

Agilidade para o cidadão, otimização para a gestão municipal



Boituva na palma da mão! Na última quinta-feira (13), secretários e diretores se reuniram com representantes da Mitra (empresa responsável pela implementação do sistema em Boituva) para a apresentação do GOVERNO DIGITAL (SMART CITY) que será implantado no município nos próximos meses. A reunião foi a primeira do cronograma que inclui diversas interações, inclusive com a capacitação de servidores públicos, contadores e profissionais da construção civil.


A integração, tratamento e unificação de dados são os principais pilares do projeto , tendo como foco a composição de um cadastro multifinalitário com os dados dos cidadãos, imóveis e empresas do Município.


O processo de tratamento dos dados municipais objetiva eliminar as duplicidades, desatualizações e incompletude de cadastros.


INFORMAÇÕES ATUALIZADAS | MAIS EFICIÊNCIA


Ainda neste novo modelo, acontecerá o mapeamento do município para a produção da nova carta cartográfica visando fornecer inteligência geográfica atualizada que será utilizada pela prefeitura e pelos próprios munícipes desde a consulta de endereços (sem duplicidade de bairros), denúncias e solicitação de serviços apontando o local no mapa, até a consulta de CNAES permitidos em determinadas zonas da cidade (para as empresas).


Já para a gestão de políticas públicas o sistema proporcionará uma visão exata das necessidades por bairros, faixas etárias, etc, possibilitando, inclusive, prever eventuais problemas futuros e direcionar recursos de forma mais otimizada.


CAC BOITUVA | "POUPATEMPO MUNICIPAL"


Em outra fase da implantação do sistema, serão instaladas duas unidades de atendimento ao público (no Novo Mundo e no Centro), com autoatendimento e atendimento presencial. Estas Centrais de Atendimento ao Cidadão (CAC) vão operar atendendo o munícipe em demandas relacionadas a prefeitura, com um modelo mais rápido e eficiente (como o Poupatempo).


Serviços como matrículas escolares, das escolinhas de esportes e oficinas de artes, agendamento de consultas, abertura de empresas, dívida ativa etc, estarão concentrados nestes locais.


CARTÃO CIDADÃO


Ainda na Central de Atendimento ao Cidadão, através da atualização cadastral e validação dos dados únicos (por meio de identificação biométrica) e centralizados, será disponibilizado um cartão cidadão para cada munícipe, que facilitará o acesso, por exemplo, aos serviços de saúde, educação, transporte, assistência social, entre outros.


De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Adriano Ferraris, o projeto representa um marco na gestão pública municipal, uma vez que vai oferecer melhorias na qualidade de vida, facilidade no acesso a serviços e a padronização no atendimento público. “A ideia é melhorar a vida do cidadão oferecendo um serviço centralizado onde o munícipe consiga resolver tudo em um único lugar”.


O principal objetivo da implantação deste projeto é propiciar mais facilidade e agilidade para o cidadão e dar mais ferramentas para melhores decisões da gestão, fatores que combinados levam ao aumento do IDH -índice de Desenvolvimento Humano.



fonte: Prefeitura de Boituva





Comments


bottom of page