top of page

Boituva firma parceria com Instituto Infinito Azul pró Autismo

Em reunião realizada nesta manhã, dia 03, o Prefeito Edson Marcusso recebeu o Presidente do Instituto Infinito Azul Pró Autismo, Fernando Ribeiro Neves para firmar uma parceria que beneficiará os alunos autistas matriculados da rede municipal de educação.



A parceria consiste em executar um treinamento com 38 auxiliares de educação, 70 estagiários de pedagogia e 20 cuidadores sociais que trabalham diretamente com alunos diagnosticados com Transtorno de Espectro Austista. A Prefeitura ainda abrirá convite para a participação dos professores e auxiliares dos Centros de Educação Infantil da rede municipal de educação.


O objetivo é proporcionar mais ferramentas para os profissionais de educação e assim favorecer a permanência e o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

O treinamento será realizado por profissionais de Terapia Ocupacional, psicopedagogia, fonoaudiolia e psicologia, com experiência de formação e atendimento clínico em TEA.


Participaram da reunião, além do Prefeito Edson Marcusso e do Presidente do Instituto Infinito Azul, a Diretora do CAEE, Edirlene Ferriello, a vereadora Noêmia Genaro Nunes de Souza e do Diretor de Administração, Juliano Furlan.


CAEE


Centro de Atendimento Educacional Especializado – Paralelamente a esta nova iniciativa, a Prefeitura criou em dezembro de 2021 o CAEE, que oferece serviços de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional para crianças com deficiência, buscando cumprir o Plano Municipal de Educação e o que prevê a Constituição, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Plano Nacional de Educação, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos estudantes da educação especial, matriculados no ensino regular.


Hoje, aproximadamente 253 crianças, sendo 100 delas com laudo de TEA, são atendidas na unidade que está situada na Rua Ângelo Ribeiro, 132 (antiga Guarda Municipal).


4 SALAS MODELO


A Prefeitura está em processo de abertura de licitação para implementação de 04 salas modelos adaptadas para alfabetização e inclusão num formato totalmente digital, inclusive bilingue, para atender a demanda dos alunos especialmente com TEA.


O projeto piloto será implantado inicialmente em 03 escolas municipais e também no CAEE. Além das salas digitais, a empresa responsável conta com uma equipe especializada que realizará a capacitação dos profissionais de educação durante 03 meses, já no 2º semestre de 2022.



fonte: Prefeitura de Boituva

コメント


bottom of page