Estratégia da Ucrânia parece ser impactar os russos, que, desde a invasão em fevereiro de 2022, sentiram que a guerra estava distante
![](https://static.wixstatic.com/media/9778c6_9451f4e083dd44509d850432abba8e13~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/9778c6_9451f4e083dd44509d850432abba8e13~mv2.png)
Ataques de drones ucranianos ocorrendo dentro da Rússia pareciam uma perspectiva impensável. Mas tais ataques tornaram-se uma característica cada vez mais comum da guerra – com um alerta de Kiev encorajado de que mais virão.
Uma série de ataques com drones atingiu cidades russas, incluindo Moscou, nos últimos meses. A sexta-feira viu uma das mais dramáticas até agora – drones marítimos atingiram um importante porto russo a centenas de quilômetros do território controlado pela Ucrânia.
Eles desviaram a atenção de uma contraofensiva ucraniana que ainda não produziu resultados tangíveis no campo de batalha e trouxeram a guerra à Rússia. Mas eles não são isentos de riscos para Kiev, que está tentando assumir o controle da guerra enquanto mantém relações com as nações ocidentais cautelosas com qualquer indício de escalada.
UMA SÉRIE DE ATAQUES
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou na semana passada que a guerra está “retornando gradualmente” à Rússia, após o último de uma série de ataques de drones ocorridos dentro do país.
Os incidentes do fim de semana passado viram prédios em Moscou alvo de drones. Na terça-feira (1º), um drone atingiu o mesmo arranha-céu na capital russa que foi atingido no domingo (30).
Seguiu-se duas tentativas de ataques semelhantes que foram relatadas por autoridades russas no início de julho e vários incidentes desse tipo em junho.
Em maio, um aparente ataque de drones acima do Kremlin levou a imagens dramáticas de explosões nos céus acima da sede do poder russo.
LEVANDO A GUERRA À RÚSSIA
Kiev aceitará alegremente o impacto militar limitado dos ataques de drones, porque os ataques desempenham um papel muito mais importante na guerra.
“A Ucrânia identificou que a opinião e as atitudes populares russas em relação à guerra são uma das principais áreas que eles precisam atingir para encerrar a guerra”, disse Giles.
“Enquanto a Rússia puder fingir que a guerra é algo que acontece em outro lugar, nada vai prejudicar o apoio popular.”
As autoridades ucranianas discutiram abertamente o elemento de propaganda dos ataques. Yurii Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, disse que os últimos ataques de drones a Moscou visavam impactar os russos que, desde que o Kremlin invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, sentiram que a guerra estava distante.
“Há sempre algo voando na Rússia, assim como em Moscou. Agora a guerra está afetando aqueles que não estavam preocupados”, disse.
“Não importa o quanto as autoridades russas gostariam de fechar os olhos, dizendo que interceptaram tudo… algo aconteceu.”
Por Rob Picheta
fonte: CNN
Comments