top of page

Aprovação de Putin na Rússia é de 81%, contrapondo Ocidente

Antes da invasão, em fevereiro de 2022, a aprovação de Putin havia alcançado o nível mais próximo do mínimo, 60%


Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlin via REUTERS

O elo que liga os russos a Vladimir Putin não é da ordem do racional, mas do emocional.


Mais do que uma pessoa, Putin representa um lugar e um tempo: a União Soviética, onde todos — não só os russos, mas também as outras etnias — estavam juntos e seu país era respeitado pelos Estados Unidos e pela Europa.


A constatação é de Alexey Levinson, diretor de Pesquisas do Centro Analítico Yuri Levada, de Moscou, o mais importante instituto de opinião da Rússia. No cargo desde 2003, Levinson se baseia em mais de 270 pesquisas realizadas pelo Levada a partir da chegada de Putin ao poder, em 2000.


A última pesquisa, concluída na terça-feira (27), registra índice de aprovação de Putin de 81% — 2 pontos a menos do que na sondagem de maio, variação considerada irrelevante.


De acordo com Levinson, guerras ajudam Putin, mesmo quando os resultados no terreno não são bons, como é o caso da Ucrânia. “Toda empreitada militar de Putin lhe dá adicional apoio do público”, disse o especialista à CNN.


“Foi o caso em 2008, na Geórgia, e em 2014, na Ucrânia, uma operação militar muito bem-sucedida, e quase o mesmo em fevereiro de 2022. Nesse caso, a operação não é tão bem-sucedida, mas os russos dizem que é, sem se importar em explicar a si mesmos que tipo de sucesso”, complementou.


Nos três casos, a guerra adicionou aprovação de cerca de 12 a 20 pontos percentuais.


Só em um momento nesses 16 meses de invasão, em setembro de 2022, quando foi declarada a mobilização de soldados, houve perda de 7 pontos, mas com rápida recuperação, em dois meses.


“Talvez haja correlação entre baixa popularidade e a operação militar que normalmente lhe dá um impulso”, analisa Levinson.


Antes da invasão, em fevereiro de 2022, a aprovação de Putin havia alcançado o nível mais próximo do mínimo, 60%.


Desde 2002, a aprovação só esteve abaixo desse patamar uma vez: 59%. “Quando algum cheiro da guerra se tornou mais forte, em dezembro [de 2021] e janeiro [de 2022], o nível aumentou para 83%”, recorda Levinson.


Entretanto, não são características como beligerância ou masculinidade que os russos apontam em Putin.


A resposta mais popular à pergunta “Como você formula sua atitude em relação a Vladimir Putin?” é: “Não vejo nada negativo nele”, com 31%. Em seguida, “simpatia”, com 23%, “admiração”, 19%, e 12% se dizem “indiferentes”. As outras respostas têm menos de 5%.



Por Lourival Sant'Anna

fonte: CNN




Comments


bottom of page